INFORMAÇÃO: O IEFP finalmente liquidou esta dívida em 28 de janeiro de 2014. Embora com 577 dias de atraso, congratulamos-nos por o Estado Português ter assim acabado por honrar um velho compromisso e dezenas de promessas entretanto não cumpridas. Lamentavelmente, apenas, o facto de não termos sido ressarcidos dos correspondentes juros de mora, à semelhança daquilo a que esse mesmo Estado obriga os cidadãos, as Empresas e as Instituições quando é o contribuinte a faltar... Mesmo prejudicados, nós, enquanto entidade impotente perante o todo poderoso poder político, consideramos, ainda assim, o assunto resolvido!
Inauguração de Réplica da PEDRA DE DIGHTON nos Açores
4ª feira, 23 de Maio, pelas 14:00 horas (hora local nos Açores), o Dr. Manuel Luciano da Silva participou em direto dos Estados Unidos, via internet, na inauguração de mais uma réplica da Pedra de Dighton, desta vez no pátio do Museu da Emigração Açoriana, na cidade de Ribeira Grande, que fica na ilha de S. Miguel, nos Açores.
( Veja aqui a notícia completa )
Veja aqui uma notícia de imprensa sobre o acontecimento... e outra ainda.
Veja a reportagem na RTP Açores da inauguração
de uma réplica da Pedra de Dighton em S. Miguel
Veja a participação de Pedro Laranjeira num programa de televisão sobre Cristóvão Colon
Livro de Pedro Laranjeira na República de Cuba
CRISTÓBAL COLÓN - EL PORTUGUÉS QUE DESCUBRIÓ AMÉRICA - versão em espanhol do original de Pedro Laranjeira "O Alentejano que descobriu a América"
O livro de Pedro Laranjeira sobre a descoberta do Novo Mundo pelo navegador Cristóvão Colon (o tal que ficou incorretamente conhecido na História como "Colombo") esgotou já duas edições em língua portuguesa e está publicado também em inglês e castelhano.
A partir de agora, está também divulgado na República de Cuba, na cidade de Baracoa, local aonde o descobridor aportou quando descobriu a Ilha.
A versão em língua espanhola, com tradução de Carlos Calado, foi oferecida no dia 11 de Fevereiro de 2012 à "União de Historiadores", num encontro em que foi divulgado o seu conteúdo e dadas a conhecer as investigações que revelam ter sido o descobridor de Cuba um Português.
Foi também colocado um exemplar na Biblioteca Municipal de Baracoa e outro no Arquivo Histórico da cidade, onde podem ser consultados pelo público em geral. Ainda outro, está agora na Biblioteca destinada exclusivamente a Mestres e Professores e um último foi oferecido à Biblioteca Nacional de Cuba, em Havana.
A personalidade responsável por todas estas iniciativas é o nosso correspondente e historiador cubano Elexis Fernández Rubio, que conhece Portugal e a vila alentejana de Cuba, onde já esteve e onde conheceu o autor do livro agora divulgado no seu país.
A República de Cuba comemorou em Novembro de 2012 os 520 anos da descoberta de Colon, em vários dos locais visitados pelo navegador, num conjunto de cerimónias com grande divulgação e em que estivemos representados.
Cerimónia de entrega em Cuba do livro "El Portugués que descibrió América", de Pedro Laranjeira. No centro da fotografia pode ver-se Elexis Rubio, ao fundo, de pé, com blusa azul
N 40º 49’ 21" - W 8º 22’ 48" | info@lucianodasilva.com ¤ 256 425 966 | CAVIÃO, 3730-047 VALE DE CAMBRA
ACESSO GRÁTIS E ENTRADA LIVRE EM TODOS OS ESPAÇOS WI-FI SPOT DE INTERNET, GALERIA, BIBLIOTECA, VIDEOTECA "MUSEU COLON", "PEDRA DE DIGHTON" E "CASA-MUSEU"
|