MUSEU BIBLIOTECA DR. MANUEL LUCIANO DA SILVA

INSTITUIÇÃO CULTURAL SEM FINS LUCRATIVOS COM ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA (Declaração 47/2005, Diário da República 45 - II Série, 4 de Março de 2005)

A IMPORTÂNCIA DOS PORTUGUESES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

INÍCIO

ESPAÇOS

ASSOCIAÇÃO

EVENTOS

CONSULTAS

NOTÍCIAS

IMPRENSA

VIDEOS

BIBLIOTECA

VIDEOTECA

LUCIANO DA SILVA

CRISTÓVÃO COLON

LINKS

FACEBOOK

YOUTUBE

CONTACTOS


DR MANUEL LUCIANO DA SILVA AGRACIADO COM

O GRAU DE COMENDADOR DA ORDEM DO MÉRITO

 Numa cerimónia muito emocionante e que decorreu com grande dignidade na Sala de Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, foram impostas a Manuel Luciano da Silva, a título póstumo, as ínsignias do Grau de Comendador da Ordem do Mérito.

 O Secretário Geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho, leu a Ata da Condecoração e o Chanceler das Ordens de Mérito, Embaixador António Pinto da França, procedeu à entrega.

 O Presidente da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, Pedro Laranjeira, recebeu as ínsignias em representação do homenageado, conforme pedido da viúva, Sílvia Jorge da Silva, residente nos Estados Unidos, que o encarregou de as fazer colocar na Casa-Museu Luciano da Silva, em Cavião, como era vontade expressa de seu marido.

 Numa breve alocução de agradecimento aos dignatários do Estado Português que ali representavam o Presidente da República, Pedro Laranjeira transmitiu a todos os presentes uma mensagem de Sílvia Jorge da Silva.

(da esquerda para a direita, João Moniz Corte Real, Henrique da Silva Fonseca, Patrícia Moreno, José Ferreira Coelho, Pedro Laranjeira, António Pinto da França, Cristiana Santos e Arnaldo Pereira Coutinho)


HOMENAGEM

 Antes da entrega de insígnias, ocorreu na Sala de Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, uma Homenagem ao Dr. Manuel Luciano da Silva, organizada por iniciativa do Professor Doutor José Ferreira Coelho, no âmbito da Comissão Côrte-Real daquela Instituição.

 Foi uma cerimónia muito emocionante, que decorreu com grande dignidade, sob a direção do Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Luís Aires-Barros.

 Na mesa de honra, o anfitrião sentou à sua direita a Presidente da Comissão Côrte-Real, Patrícia Moreno, e João Emanuel Moniz Corte Real. À sua esquerda ficaram Pedro Laranjeira, em representação da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, e José Manuel Ferreira Coelho, o organizador do evento de homenagem.

 Após as saudações de boas-vindas, Luís Aires-Barros deu a palavra a Patrícia Moreno, que enquadrou a cerimónia com a Comissão Côrte-Real, numa temática que sempre foi muito cara a Manuel Luciano da Silva, de quem apresentou notas biográficas e um retrato enaltecedor do seu extraordinário percurso de vida.

 Usaram então da palavra os palestrantes convidados, começando por João Moniz Corte Real, que fez uma apresentação recheada de valiosos conhecimentos, não só do tema, mas da própria memória histórica da sua família, e desenhou o homenageado como "um Luso-Americano que muito amou Portugal".

clique para ler o discurso de João Emanuel Moniz Corte Real

 Pedro Laranjeira evocou Luciano da Silva como o homem simples que nunca abandonou a sua humildade e o apego às origens, revelando que para além da fama e glória de um ilustre percurso de vida, ele foi um ser humano de coração ligado ao seu povo e ao seu país.

pode ouvir aqui o discurso de Pedro Laranjeira

 João José Brandão Ferreira descreveu-o como "um Farol de Portugalidade no Continente Americano" e apontou muitas lutas e acesas polémicas em que se envolveu mas nunca abandonou, apesar de estéreis oposições e uma ignorância sistemática dos seus compatriotas, incluindo académicos e a própria comunicação social.

clique para ler o discurso de João José Brandão Ferreira

 Finalmente, José Manuel Ferreira Coelho, o organizador a quem se ficou a dever a iniciativa da homenagem, fez um brilhante improviso sobre um tema que foi central à vida de Manuel Luciano da Silva, a Pedra de Dighton, de que é profundo conhecer e cujo Museu visitou já três vezes, enquanto estreitava relações de proximidade com patriota português, de quem foi amigo pessoal e visita de família.

 Todos os palestrantes, de resto, foram também amigos pessoais de Luciano da Silva em vida e deixaram na sala um travo de saudade e um sentimento de grande respeito e amor por esse emigrante que os soube inspirar como investigador, como cientista, mas sobretudo como um Homem de invulgar dimensão e um Amigo.


TODA UMA VIDA

MANUEL LUCIANO DA SILVA

O Dr. Manuel Luciano da Silva foi um ilustre Português com 86 anos, médico de grande prestígio formado com distinção pela Universidade de Coimbra em 1957, que dedicou a sua vida à investigação médica e histórica, mas, sobretudo, à divulgação da "IMPORTÂNCIA DOS PORTUGUESES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE".

Como investigador e historiador tem vasta obra publicada e foi o descobridor das primeiras provas documentais encontradas sobre a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, na Biblioteca do Vaticano.

Foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1968 e com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito em 2012.

Residente nos Estados Unidos, onde liderou inúmeras instituições ligadas a Portugal, foi o único emigrante que em vida teve um Museu com o seu nome e uma Associação Cultural com Estatuto de Utilidade Pública em território nacional.

Nascido em Cavião, Vale de Cambra, nunca abandonou a nacionalidade de origem e foi motor de construção do "Museu da Pedra de Dighton", em Massachusetts, dedicado às explorações e descobertas lusitanas nos séculos XV e XVI e que comprovam terem sido os portugueses os primeiros europeus a colonizar o continente americano.

Manteve durante mais de 30 anos programas semanais regulares em canais de Rádio e Televisão de língua portuguesa nos Estados Unidos.

Fundou inúmeras instituições, incluindo a Academia do Bacalhau, muitas das quais dirigiu e deu mais de 500 Conferencias e Palestras, todas pro bono.

Dava até agora quinzenalmente Consultas Médicas por videoconferência para as populações da sua região de origem e contribuiu com aconselhamento médico em direto para o serviço público de televisão (RTP) e para o canal privado SIC.

Alguns dos seus livros, nomeadamente sobre a Pedra de Dighton e Cristóvão Colon, bem como o notável trabalho na área da medicina "A Electricidade do Amor", todos publicados em português e em inglês, esgotaram várias edições.

O cineasta português Manoel de Oliveira realizou um filme sobre a sua vida, premiado na Bienal de Veneza em 2008.

UM PORTUGUÊS ILUSTRE

UM HOMEM ETERNO

PERCURSO DE VIDA

Nasceu a 5 de setembro de 1926, na aldeia de Cavião, Concelho de Vale de Cambra, Portugal.

Frequentou a Escola Primária em Cavião, Leixões e Oliveira de Azeméis.

Completou o Curso Geral dos Liceus no Colégio de Oliveira de Azeméis.

Em 1946, emigrou para Brooklyn, um bairro da cidade de Nova Iorque, juntamente com a mãe e o irmão, para se juntar ao pai.

Trabalhou na Westinghouse Electric International Company e depois, como amanuense, no Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque.

Em 1948 entrou na Universidade de Nova Iorque, obtendo o bacharelato em Ciências Biológicas em 1952.

No mesmo ano regressou a Portugal e foi admitido na Universidade de Coimbra, terminando o Curso de Medicina, com distinção, em 1957, sem qualquer bolsa ou apoio, a suas próprias expensas..

Depois de exercer medicina um ano em Portugal, regressou aos Estados Unidos para fazer o internato no Saint Luke's Hospital, em New Bedford, Massachusetts.

A seguir completou a especialização em Medicina Interna (três anos), na Lahey Clinic de Boston.

Desde 1963 foi membro sócio do Centro Médico do Condado de Bristol, Rhode Island.

Fez parte do corpo clínico activo do Roger Williams Medical Center, um dos hospitais afiliados com a Faculdade de Medicina da Universidade de Brown.

Foi Director Médico, durante 21 anos, da Rhode Island Veteran's Home em Bristol.

Foi também Médico-Chefe da União Portuguesa Continental, a maior organização luso-americana da Costa Leste dos Estados Unidos da América.

Casado com a professora Sílvia Tavares Jorge da Silva, tiveram dois filhos: Manuel (nascido a 10 de março de 1962) e José (nascido a 21 de junho de 1964). Tiveram duas netas do filho Manuel e um neto e uma neta do filho José.

Além da sua grande prática clínica, o Dr. Luciano da Silva investigou, durante mais de cinco décadas, a história das inscrições da Pedra de Dighton, gravadas por Miguel Corte Real, em 1511.

Demonstrou, com pesquisas originais, que a primeira colónia europeia na Nova Inglaterra foi portuguesa.

Escreveu sobre o assunto muitos artigos em português e inglês, publicados na América, Brasil e Portugal.

Realizou mais de 500 conferências com projeção de audiovisuais em Universidades, Sociedades Históricas, Centros Rotários, etc.

Atuou em muitos programas de rádio e televisão, educando o grande público sobre a História Luso-Americana.

Consolidando mais de 20 anos de pesquisas sobre a descoberta da América do Norte pelos portugueses, publicou em 1971 a edição americana do livro "Portuguese Pilgrims and Dighton Rock" (esgotado desde 1976).

Em 1964 foi co-fundador da organização cultural "The Knights of Corte Reais", tendo sido já seu presidente.

Em 1965 foi co-fundador da Federação Luso-Americana, tendo sido já seu presidente.

Entre 1965 e 1967 foi presidente da Liga Cívica Luso-Americana do Estado de Rhode Island.

Em 1967 foi homenageado como "Homem do Ano" pelo "Clube dos Sete Castelos" devido às suas qualidades de liderança étnica e cívica.

Organizou o Congresso Internacional de Medicina na Nova Inglaterra, com a participação de médicos de língua portuguesa dos Estados Unidos, Portugal e Brasil.

Em 1968 foi homenageado pelo Governo Português com a Condecoração do grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 1970 iniciou o programa dominical televisivo "Portuguese Around Us", (30 minutos) que foi transmitido durante 25 anos pelo Canal 6, de New Bedford. Mais tarde, veio a ser produzido pelo Canal 52 do Condado de Bristol.

Em 1971 foi homenageado "Homem do Ano" pelo Instituto Internacional do Estado de Rhode Island, como "médico, líder étnico, conferencista, pesquisador, historiador e autor".

No dia 10 de Junho de 1972, recebeu o grau de "Doutor em Humanidades Honoris Causa", do Colégio Universitário Estadual do Rhode Island pela publicação do seu livro "Portuguese Pilgrims and Dighton Rock".

Em 1973, publicou em Portugal, "Os Pioneiros Portugueses e a Pedra de Dighton" (esgotado).

Em 1973 foi co-fundador da "Associação dos Amigos do Museu da Pedra de Dighton", sendo seu Presidente até à morte.

Durante quatro anos foi moderador e anfitrião do programa de televisão, semanal, intitulado "Os Portugueses" (30 Minutos) transmitido pela Estação Oficial do Estado de Rhode Island, Canal 36.

Em 1974-75 foi presidente da Sociedade Médica do Condado de Bristol, Rhode Island.

Em 1975 foi Mordomo (Chief Marshal) da grande Parada Patriótica de Bristol, Rhode Island. Esta é a homenagem mais elevada que um cidadão de Bristol pode receber.

Em 1975 foi moderador do programa dominical "Os Portugueses na Nova Inglaterra" na Estação de Rádio WPRO.

Em 1978 fundou a "Portuguese-American Communications" tendo sido seu Presidente até à morte.

De 1978 a 1984 foi coordenador e anfitrião do programa televisivo "Imagens de Portugal", no Canal 12 de Providence, Rhode Island.

Em 1984 publicou a edição americana do livro "The Electricity of Love!", tendo realizado mais de uma centena de palestras com projecção de audiovisuais sobre a mesma matéria.

Em 1985 publicou a edição portuguesa de "A Electricidade do Amor!"

Nos últimos anos fez inúmeros programas médicos em português, tipo pergunta-resposta, na televisão por cabo, para os luso-americanos da Nova Inglaterra. Fez também uma série de programas médicos patrocinados pelo Departamento Profiláctico de Saúde do Estado de Massachusetts.

Em 1985 recebeu a homenagem "Família do Ano", da União Portuguesa Continental dos Estados Unidos.

Entre 1985 e 1987 foi presidente da Corporação do Centro Médico do Condado de Bristol, Rhode Island.

Foi Presidente do Rotary Club de Bristol, Rhode Island, 1986-1987.

Em 1987, publicou as edições americana e portuguesa de "As Verdadeiras Antilhas: Terra Nova e Nova Escócia".

Em 1989 publicou as edições americana e portuguesa de "Colombo era 100% Português!"

Em 1991 foi o Marechal da Parada do Dia de Portugal, em West Warwick, no Estado de Rhode Island.

Em 1991 publicou as edições americanas e portuguesas de "Os poderes religiosos e mitológicos contidos no nome Cristóvão Cólon".

Em 1992 publicou as edições americana e portuguesa de "O Papa Alexandre VI e Cristofõm Colon".

Em 1993, descobriu que a "A Primeira Rainha de Bristol, Rhode Island, era 100% Portuguesa".

Em 1994, escreveu "Fiz mais uma descoberta!". Descoberta original do nome escrito em português "Cristofõm Colon", na Segunda Bula Papal de Alexandre VI, datada de 4 de maio de 1493".

Em fevereiro de 1995, iniciou uma nova série de programas na rádio, de meia hora, ao vivo pelo telefone, no Programa "Despertar" da Estação WHTB da cidade de Fall River, (1400AM), intitulado "Perguntar ao Médico" tratando dos assuntos actuais da medicina.

Em 4 de novembro de 1995, recebeu o prestigioso "XII Prémio Peter Francisco" da União Portuguesa Continental, no Viking Hotel, em Newport, Rhode Island.

Em 8 de outubro de 1996, recebeu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vale de Cambra a Placa de Mérito "como emigrante exemplar que tem enaltecido o nome de Vale de Cambra no país e no mundo".

Em 28 de setembro de 1996, foi eleito Presidente da "Portuguese-American Health Professional Association", na Terceira Convenção Internacional realizada em Sintra, Portugal.

No dia 1 de outubro de 1996, realizou a sua conferência número 328, na Sociedade de Geografia de Lisboa, sobre "As Inscrições Portuguesas da Pedra de Dighton", "As Verdadeiras Antilhas", e "Colombo era 100% Português".

Em 8 de outubro de 1996, realizou a conferência No. 329, no Clube dos Rotários de Barcelos.

No dia 15 de novembro de 1996, fez a sua conferência No. 330, no Salão Nobre da Vila de Berkley, (onde a Pedra de Dighton está localizada!), intitulada: "Os últimos 50 anos da História da Pedra de Dighton, 1946-1996".

Em julho de 1997, iniciou no Canal de Televisão por Cabo em Português, na Nova Inglaterra, com estúdios em New Bedford, Massachusetts, uma nova série semanal intitulada "Tribuna Médica", com a duração de meia hora, entrevistando outros médicos em português, com a finalidade de informar e educar a Comunidade Lusíada sobre os variados aspectos da medicina.

Em 26 de abril de 1998, recebeu a Primeira "Distinção Honoris Causa" da Organização Centenária, Associação Portuguesa Beneficente Dom Luís Filipe, num banquete realizado no Venus de Milo, em Swansea, Massachusetts.

Em 18 de maio de 1998, foi inaugurada na Cidade de Vale de Cambra a Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, com a finalidade de criar uma Biblioteca-Museu contígua à casa onde ele nasceu, em Cavião, Portugal.

Em 23 de setembro de 1998, foi re-eleito Presidente da "Portuguese American Health Professional Association", na Quinta Convenção Internacional que se realizou em Évora, Portugal.

No dia 12 de outubro de 1998, reformou-se da prática clínica que exerceu durante mais de 35 anos no Centro Médico de Bristol, Rhode Island.

No dia 13 de outubro de 1998, realizou a sua conferência no. 340, sobre as inscrições portuguesas da Pedra de Dighton, na Biblioteca Pública de Seekonk, Massachusetts.

Fez a conferência No. 341, na Reitoria da Igreja de St. Bernard, em Assonet, MA. (Rev. Tim Goldrick), para os membros dos Knights of Columbus.

Depois de 1998, tem continuado a dar conferências em Portugal, nos Estados Unidos e Canadá.

Realizou durante a sua vida mais de 500 Conferências, todas pro bono.

No dia 3 de julho de 2000, fundou a "Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra", sendo o seu primeiro Presidente.

No dia 12 de junho de 2001, foi inaugurada solenemente a Biblioteca-Museu Dr. Manuel Luciano da Silva, em Cavião, Vale de Cambra.

Fundou e manteve até à morte a website bilingue http://www.dightonrock.com, que continua online.

No dia 31 de outubro de 2004, recebeu a "Condecoração da Cultura" da "Portuguese American Citizen Committe of Rhode Island", pelos muitos programas de rádio e televisão que tem realizado para informar os portugueses sobre assuntos médicos, históricos e culturais.

No dia 20 de maio de 2006, ele e a Esposa Sílvia lançaram um novo livro em português intitulado "Cristóvão Colon (Colombo) era Português". Este livro tornou-se imediatamente um best seller em Portugal.

No dia 17 de dezembro de 2008, a edição americana intitulada "Christopher Columbus was Portuguese!" saiu do prelo em Massachusetts, Estados Unidos. Esta edição tem 396 páginas e mais de 200 ilustrações, da autoria de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva.

O Mestre Manoel de Oliveira, o Realizador cinematográfico mais velho do mundo no activo, adaptou este novo livro a um filme intitulado "Cristóvão Colombo, O Enigma" o qual ganhou uma Medalha de Ouro no Festival de Veneza, Itália e tem continuado a receber críticas excelentes em digressões cinematográfica pelos Estados Unidos da América e outros países.

No dia 1 de maio de 2010 o Dr. Manuel Luciano da Silva foi admitido no Panteão da Fama - "Rhode Island Heritage Hall of Fame". Esta condecoração é a homenagem civil mais alta em todo o Estado de Rhode Island. Ele foi proposto pelo Sr. Halsey Herreshoff, Presidente do "Herreshoff Marine Museum" e apresentado à audiência pelo Sr. Roswell Bosworth Jr, Director Emérito do jornal Bristol Phoenix. A foto que está no R. I Heritage Hall of Fame apresenta estes subtítulos: "Médico, historiador, autor, disseminador da cultura portuguesa e filantropista". No fim da cerimónia o Dr. Luciano disse à sua família. "Com a idade que tenho, esta condecoração é minha coroa de glória" - e o filho mais velho acrescentou: "Pai, esta é para a eternidade!"

O Dr. Manuel Luciano da Silva foi membro da Associação Médica Americana, Sociedade Médica de Rhode Island, Sociedade Médica do Condado de Bristol e da Associação Luso-Americana dos Provedores de Saúde.

Foi sócio honorário da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, com sede em Cavião, Vale de Cambra e Presidente do Conselho Consultivo.

Foi também membro de várias sociedades históricas: Associação de Pesquisas Arqueológicas da Nova Inglaterra, Sociedade Histórica de Rhode Island, Sociedade Histórica de Bristol, Herreshof Marine Museum, Sociedade de Aristides Mendes e Sociedade de Geografia de Lisboa, Portugal.

Foi membro de várias organizações luso-americanas: Os Amigos do Museu da Pedra de Dighton, Federação Luso-Americana, União Portuguesa Continental, Cavaleiros dos Corte Reais, Príncipe Henrique de Rhode Island, Sociedade Dom Luís Filipe, Bristol Sports Club, etc.

Ofereceu Consultas Médicas gratuitas quinzenalmente às populações dos Concelhos de Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis e prestou aconselhamento médico através dos canais de televisão RTP e SIC, em direto.

Leccionou com regularidade para estabelecimentos do ensino secundário em Portugal, através de videoconferência, sobre temas médicos e históricos.

Participou regularmente em Conferências, Congressos, Seminários e Palestras, através de videoconferência.

Iniciou um projecto em curso para a criação de uma Estação de Rádio no Concelho de Vale de Cambra, presentemente sem radiodifusão local, que emitirá também numa emissão online de alta fidelidade para os emigrantes espalhados pelo mundo e para os países de expressão ou língua oficial portuguesa, incluindo Brasil.

Veio regularmente a Portugal (atravessou o Atlântico 95 vezes), em estadias em que fez mais de uma dezena de Conferências em várias cidades.

Em dezembro de 2012, a título póstumo, é novamente condecorado, desta vez com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Faleceu em 21 de Outubro de 2012, com 86 anos.

Foi um homem de grande dinâmica e actividade, em constante labor pelas causas que toda a vida o motivaram e fizeram dele um português de valor inultrapassável para o estudo e divulgação da nossa cultura.

INÍCIO

ESPAÇOS

ASSOCIAÇÃO

EVENTOS

CONSULTAS

NOTÍCIAS

IMPRENSA

VIDEOS

BIBLIOTECA

VIDEOTECA

LUCIANO DA SILVA

CRISTÓVÃO COLON

LINKS

FACEBOOK

YOUTUBE

CONTACTOS


N  40º 49’ 21" - W  8º 22’ 48" | info@lucianodasilva.com

¤ 256 425 966 | CAVIÃO, 3730-047 VALE DE CAMBRA

© MUSEU BIBLIOTECA DR. MANUEL LUCIANO DA SILVA

ACESSO GRÁTIS E ENTRADA LIVRE EM TODOS OS ESPAÇOS

WI-FI SPOT DE INTERNET, GALERIA, BIBLIOTECA, VIDEOTECA

"MUSEU COLON",  "PEDRA DE DIGHTON"  E  "CASA-MUSEU"


Poema de Daniel Amaral em homenagem ao Dr. Manuel Luciano da Silva

Na Academia do Bacalhau, de que foi Fundador e primeiro Presidente